Taxas do Cemitério Municipal: para onde vão?

Fotos/texto: Alexsandro Wojcik

Populares estão questionando a Prefeitura de Contenda sobre as taxas que são cobradas anualmente pelos túmulos do Cemitério Municipal Central. Os usuários em geral também reclamam das más condições de conservação do local. Na Capela Mortuária, por exemplo, faltariam até mesmo utensílios domésticos básicos, necessários durante os velórios. Outra reclamação é que a Capela Mortuária não possui a disponibilidade de um funcionário próprio para atendimento das famílias, quando estas necessitam, e para fazer a limpeza do local, por exemplo.

Com relação às taxas cobradas, o Cemitério abriga atualmente cerca de 1600 túmulos, sendo que cada um pagaria uma taxa variável, de cerca de R$ 100,00 anuais. Após solicitação, a Prefeitura não informou o valor exato da taxa. A maioria dos túmulos, porém, não estaria pagando a mesma, não se sabe se por inadimplência ou isenção: a Prefeitura também não deu tal informação. Uma faixa postada nas imediações do Cemitério, porém, alerta os responsáveis por lotes de que a taxa é anual e pede para os inadimplentes regularizarem a situação sob pena de perder a posse do lote, indicando que muitos não estão em dia com a taxa por inadimplência.

O fato é que após várias reivindicações feitas por populares, um Requerimento assinado por todos os Vereadores foi apresentado na Sessão no último dia 21 de Agosto da Câmara Municipal e posteriormente encaminhado à Prefeitura. Ele solicita da mesma informações referentes ao valor arrecadado durante o ano de 2016 e 2017, até aqui, com vendas de terrenos e cobrança das taxas anuais dos túmulos. O Requerimento também questiona onde estão sendo aplicados os valores. Uma Indicação também pede que seja analisada a possibilidade da aquisição de mais uma mesa, garrafas térmicas e demais utensílios domésticos que estão faltando na cozinha da Capela Mortuária, além da disponibilização de um funcionário para atendimento nos dias de velório, e que o telefone de tal funcionário seja disponibilizado no portão do Cemitério, para facilitar o contato, dando assim, maior suporte às famílias que necessitarem usar o local.

A Prefeitura tem, a partir da data do recebimento, 15 dias úteis para responder ao Requerimento e a Indicação que foram encaminhadas pela Câmara.