Vento forte destelha casas e comércios em Araucária

Fotos enviadas à Banda B.

Um vento forte durante a chuva que caiu em Curitiba e região metropolitana destelhou casas e comércios na madrugada desta segunda-feira (4), no município de Araucária. Cerca de 14 casas ficaram sem teto, um comércio foi destelhado e ficou sem a porta de entrada e uma igreja também teve calhas e telhas arrancadas pelo vento. Toda a destruição aconteceu na rua Prímula, no Jardim Canto do Céu, bairro Campina da Barra.

A chuva começou por volta das 23 horas, mas sem risco de temporal, segundo descrições do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar). No entanto, de repente, segundo moradores, a velocidade do vento aumentou de maneira repentina. “Acordei assustada, ouvi um barulho alto e quando fui ver na janela, a parte de trás da casa estava no chão”, contou a moradora Sueli Terezinha de Lima à Banda B, no início da manhã de hoje.

Assim como a dela, outras casas ficaram parcialmente destruídas ou sem telhados. O caso mais grave aconteceu no Mercado e Açougue Pereira, onde o vento destelhou e arremessou a porta de entrada. Os proprietários moram ao lado e passaram a madrugada no local para evitar possíveis saques. O prejuízo também atingiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia que ficou destelhada e teve parte das calhas arrancadas.

O trabalhador da construção civil Miguel Pedroso contou à Banda B que a casa dele foi atingida, mesmo com todos os reparos. “Meu telhado é muito bem amarrado, serviço bem feito e, mesmo assim, aconteceu isso. Alguma coisa voou no meu carro e pegou o retrovisor também. O portão caiu, foi um estrago, só”, disse, em entrevista.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib do Simepar, os ventos atingiram uma média de 55 km/h, velocidade aceitável durante um período de chuva. “Essa é a velocidade média, dentro do padrão. Pode ter acontecido em Araucária um efeito local que nem mesmo os radares detectaram”, finaliza. Após a madrugada de chuvas na maioria das regiões do Paraná, o dia estará mais estável, com o predomínio de sol e o tempo agradável.

Fonte: Banda B