Com informações do Canal da Cidade
O 28.º Batalhão da Polícia Militar, com sede na Lapa e responsável pela atuação da PM também em Contenda e outras seis cidades, tem pela primeira vez na sua história uma mulher como comandante: é a Major Ariádene Mara Figueiró Valenga, que assumiu o posto até então ocupado pelo Tenente Coronel Horning – ele, por sua vez, foi designado ao Comando Regional da PM, em São José dos Pinhais.
Para se ter ideia, apenas 12% do efetivo da PM do Estado é formado por mulheres. Entre os mais de 140 policiais do 28.º Batalhão, por exemplo, aproximadamente 120 são homens e apenas cerca de 20 são mulheres. “As mulheres são capazes. Infelizmente ainda vemos em algumas empresas diferença salarial no mesmo cargo para homens e mulheres, nós mulheres ainda temos muitas barreiras no mercado de trabalho. Mas, temos que tomar a frente e mudar essa realidade patriarcal de anos”, disse ela em entrevista ao Canal da Cidade, do município vizinho.
A nova comandante ingressou na PM do Paraná no ano de 1998, se formou Aspirante e trabalhou em Curitiba e Cascavel até assumir o comando do Batalhão da Lapa em Setembro. Seu objetivo central, ela afirma, é buscar os recursos humanos e físicos necessários para que o trabalho na unidade seja pleno e efetivo – o 28.º BPM é oriundo da promoção da 1ª Companhia de Polícia Militar à categoria de Batalhão e ainda necessita de avanços para ter de fato a estrutura padrão de uma unidade dessa. Uma formação de policiais ministrada na própria unidade é um dos trunfos para aumento do efetivo policial. “Nós temos agora uma escola de soldados, assim que eles se formarem vai melhorar muito. O 28º Batalhão atende 8 municípios e hoje o maior problema é a falta de efetivo. Com os novos policiais vamos intensificar as operações”, adianta a nova comandante.
[rev_slider alias=”Contenda”][/rev_slider]