Uma sala de atendimento da Polícia Civil passará a funcionar, a partir da próxima segunda-feira (13), no destacamento da Polícia Militar de Contenda. No local, a população agora poderá realizar o registro de Boletins de Ocorrência e buscar por Medidas Protetivas de Urgência relacionadas à Lei Maria da Penha, por exemplo, além de buscar informações pertinentes ao trabalho da Polícia Civil em geral. Entre as medidas protetivas previstas na Lei Marinha da Penha, destacam-se o afastamento do agressor do lar e a proibição do mesmo de se aproximar de vítimas de violência doméstica. Em situações de ameaça também é possível recorrer à Polícia Civil para instauração de medidas protetivas como as citadas.
Segundo informações, o serviço de registro de Boletim de Ocorrência não era realizado no município de Contenda há mais de 13 anos. Nesse período, a população se via obrigada a se deslocar até o município vizinho da Lapa para realizar o registro de ocorrências, o que fez com que muitos casos não fossem sequer contabilizados nos registros policiais ao longo do tempo, inclusive gerando às autoridades competentes um falso baixo índice de criminalidade na cidade. Já há algum tempo, claro, é possível realizar o Registro de Ocorrências pela internet, mas muitas vezes vítimas de furtos, roubos e outras situações ocorridas na cidade deixavam de fazer até mesmo o B.O online pela falta de um contato mais direto com a autoridade policial e pela baixa perspectiva de uma possível recuperação de um bem roubado, por exemplo. Agora, enfim, a população poderá fazer o registro de B.Os todos os dias úteis da semana, em horário comercial, das 8 às 17 horas.
O posto de atendimento é resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal e as corporações da Polícia Militar e Civil. “É o mínimo que podemos oferecer à população.”, pontuou o Prefeito Mostarda. “Essa parceria entre a Polícia Militar e Civil é um primeiro passo. Em um segundo passo, já estamos trabalhando para reestabelecer a antiga Delegacia de Polícia Civil, que vai passar por uma reforma ampla, onde futuramente queremos trazer novamente a Delegacia da Polícia Civil para a cidade.”, adiantou ele. Se concretizando a reforma da antiga Delegacia, a PM também deve migrar para o prédio reformado, deixando o prédio do atual do Destacamento provavelmente para uso do Conselho Tutelar do município.
“Para nós é uma alegria, pois é nosso dever promover os direitos constitucionais do cidadão, e hoje estamos promovendo aqui em Contenda esse acesso à justiça. É um ganho também do ponto de vista econômico aos moradores, que não vão mais precisar estar se deslocando para outra cidade.”, resumiu o Delegado da Polícia Civil da Lapa, também responsável por Contenda, Diogo Modesto.
O Cabo Ukan, comandante da PM local, também enalteceu o novo posto de atendimento e agradeceu aos envolvidos pela concretização da iniciativa. O Major Carneiro (PM), investigadores da Polícia Civil, Vereadores Fábio Cavalim, Marcio Francisco, Alexsandro Goiaba e Arcílio Mazur e outras autoridades municipais também estiveram presentes na inauguração do posto de atendimento.
[rev_slider alias=”Contenda”][/rev_slider]