Visitas: 11508

Alunos de Contenda ganham bolsa para realizar intercâmbio em outros países

Samile, Ariane, Daphne e Diego são os estudantes de Contenda que irão fazer um intercâmbio internacional no ano que vem. Foto: colaboração.

 

 

Quatro alunos da rede pública de Contenda ganharam bolsas estudantis para realização de um intercâmbio em outros países no próximo ano letivo. O programa é da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e é denominado ‘Ganhando o Mundo’. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), esta é a quarta e maior edição do programa até o momento, tendo sido iniciado em 2022. Na primeira edição, 100 estudantes foram para o Canadá e, na segunda, outros 100 foram estudar na Nova Zelândia. Já em 2023, na terceira edição, 40 alunos estão fazendo o intercâmbio na França, retornando no próximo mês. Na quarta edição foram ofertadas 1.000 vagas aos estudantes do 1ª ano do Ensino Médio que cursaram do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental na rede pública. Serão cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

 

Os alunos de Contenda classificados para o intercâmbio foram:

 

Diego Rhian Bochnia, aluno do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual do Campo Dr. Adhelmar Sicuro, localizado no distrito rural de Catanduvas do Sul, onde cursou o 9º ano;

 

Samile de Cassia Kutax Gonçalves, que cursou o 9º ano no Colégio Estadual do Campo Pedro José Puchalski, de Serrinha, e atualmente está no 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Professora Ziloah de Moura Carvalho, no centro;

 

Ariane Gabriele Wszoek, que cursou o 9º ano no Colégio Estadual Francisco Cordeiro, em Contenda, e atualmente está no 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski, em Araucária;

 

Daphne Kuzeratski Guimarães, que cursou o 9º ano no Colégio Estadual Professora Ziloah de Moura Carvalho e atualmente está no 1º ano do Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar de Curitiba;

 

Destinos

 

Diego vai para a Austrália, Samile e Ariane vão para o Canadá, enquanto Daphne vai para a Nova Zelândia. A previsão é que os alunos viajem em meados de janeiro de 2024 com retorno no início de julho. Após o intercambio estudantil de um semestre em instituições de ensino estrangeiras, os alunos completarão o ano letivo nas suas escolas de origem.

 

Cláudia Sirlei Leiva, diretora do Colégio Dr. Adhelmar, onde Diego estuda, comentou sobre a grata satisfação de ter um aluno da instituição selecionado. “Estamos torcendo para que seja uma vivência incrível e que esses alunos tenham uma experiência inesquecível. Parabenizamos o nosso representante. Que possa nos trazer muitas novidades culturais na bagagem e que seja o primeiro de muitos outros que vejam que é possível!”, finalizou. Segundo Diego, uma de suas expectativas com o intercâmbio é melhorar o idioma inglês. “Muito feliz”, resumiu, “Minha família estava com um pouco de receio no começo, até pela ansiedade, mas é provável que haverá alguns brasileiros na mesma escola”, comentou ele. O estudante tem 15 anos e será a primeira pessoa de sua família a sair do país.

 

Diretora Claudia, Diego e Professoras Keila Cristina Bora e Marceli Cristina Sicuro. Foto: Jornal MARCA.

 

A estudante Daphne também pretende melhorar o inglês, além de conhecer uma nova cultura e obter uma outra visão de mundo. “Estou muito feliz por ter essa oportunidade e muito ansiosa para conhecer o país, as pessoas e a escola. Com certeza vou sentir saudade da minha família, mas sei que é uma fase muito importante da minha vida.”, disse via mensagem.

 

Para a família de Ariane foi uma surpresa a classificação dela no programa, mesmo ela sendo uma boa estudante, já que as vagas eram muito concorridas. “Tudo ainda parece um sonho, mas estou muito feliz pela conquista desta oportunidade e vou aproveitar para aprender mais o inglês e conhecer mais a cultura do Canadá, um país diferente do nosso, inclusive com neve.”, lembrou ela, que também será a primeira pessoa de sua família a fazer um intercâmbio estudantil.

 

“Estamos com o coração a mil e esperando o tão aguardado dia, mesmo sabendo que com essa oportunidade virão momentos de saudades. O que mais conta é a realidade de poder dar o primeiro passo para ganhar o mundo, um sonho de muitos no qual eu sou grata por estar fazendo parte, e minha gratidão vem também ao Governo do Paraná por esta oportunidade que eu e os outros 999 alunos estamos tendo.”, resumiu, por sua vez, a aluna Samile.

 

Critérios e classificação

 

Para se inscrever no intercâmbio os estudantes precisavam cumprir alguns requisitos, além de ter cursado do 6º ao 9º ano na rede pública, ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular; cursar a 1º ano também na rede estadual e ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses na data de embarque.

 

Os estudantes foram classificados conforme a nota obtida na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que estão matriculados.

 

No total, 12.148 estudantes se inscreveram no programa. A convocação final, a princípio, tem representantes de todas as 399 cidades do Estado. Das 1.000 vagas, 100 foram destinadas a estudantes inscritos no Bolsa Família. Contenda obteve 3 vagas no programa – a estudante Daphne entrou pela capital Curitiba, que pelos critérios do programa teve 58 vagas no total.

 

O Estado vai bancar as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira. Os alunos também receberão um auxílio equivalente a R$ 800,00 mensais.

 

Na última segunda-feira (20) os mil alunos classificados para o intercâmbio se reuniam no Teatro Guaíra, em Curitiba, onde receberam uma série de orientações pré-embarque para a viagem. O governador Ratinho Junior, entre diversas outras autoridades estaduais, esteve presente no evento.

 

 

Fotos: AEN

(Visited 5.343 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e Jornalista responsável pelo Jornal MARCA.
MTB 9936/PR.

Idealizador e Jornalista responsável pelo Jornal MARCA.
MTB 9936/PR.

Recentes