Assim como ocorreu na Escola Municipal Leonor de Moura Carvalho, conforme publicado em Diário Oficial, o Colégio Estadual Miguel Franco Filho – CEMFF passará por uma consulta pública que irá decidir pela implantação ou não do modelo de ensino cívico militar na instituição de ensino para a partir de 2024.
No mês de julho, a comunidade aprovou a implantação do modelo na Escola Leonor, com 91,72% de votos favoráveis, de 333 votos totais. A consulta pública do CEMFF será nos dias 28 e 29 deste mês. Hoje (17) uma reunião de pais será realizada às 19 horas para falar sobre o tema. A reunião é uma das ações previstas no edital de trâmite da consulta pública.
Para que a implantação do modelo cívico militar ocorra no CEMFF o quórum a ser atingido é 50% + 1. Se a comunidade aprovar, o modelo será implantando já a partir de 2024 nos períodos da manhã e da tarde – segundo a direção do colégio, o modelo não funciona no período da noite.
No início do mandato, o Governo Lula decidiu encerrar, progressivamente, o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. Muitos estados, no entanto, decidiram pela manutenção das escolas neste regime e o Paraná, na verdade, decidiu não só manter como ampliar os colégios cívico-militares – no total, segundo informações, são 127 escolas que passarão pela consulta pública neste ano de 2023.
Consulta Pública implantação modelo cívico militar no Colégio Estadual Miguel Franco Filho
Dias 28 e 29 de novembro
Das 8 horas da manhã até às 22 horas da noite (a votação seguirá normalmente nos horários de almoço e jantar)
Podem votar professores, funcionários, pais e alunos acima de 16 anos. É permitido um voto por aluno, ou seja, se o estudante tiver acima de 16 anos ou vota ele ou o pai / responsável.