Está em curso o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para realização do Censo Demográfico 2022. Através de contato com o Jornal MARCA, membros da equipe responsável pelo trabalho em Contenda fizeram um pedido para reforçar à população a importância de receber os recenseadores e responder ao censo.
A importância da participação no censo
A partir das informações coletadas pelo IBGE, os Municípios, Estados e a União garantem, por exemplo, uma base de dados confiáveis e atualizados para a elaboração das políticas públicas nas mais diversas áreas, como saúde, educação, transporte e segurança pública. As informações também contribuem para a realização de pesquisas no meio acadêmico e a definição de estratégias de impacto social e econômico da iniciativa privada. Basicamente, é por isso que é tão importante responder à pesquisa.
Duração da entrevista
O IBGE afirma que para a grande maioria dos entrevistados a conversa é rápida, de cerca de cinco minutos de duração, podendo, portanto, ocorrer no portão da residência, sem a necessidade de receber o recenseador dentro de casa – ao não ser que o morador (a) assim prefira. O trabalho dos recenseadores segue um roteiro preestabelecido de maneira a visitar casa a casa de cada região, tanto da área urbana quanto rural.
Sigilo
As informações registradas no sistema do IBGE são sigilosas e criptografadas e nem mesmo o recenseador terá acesso a elas. Não há registro de resposta em papel e não há qualquer atuação no sentido de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas fornecidas.
Até quando ocorre a pesquisa?
As visitas dos recenseadores estão em andamento desde o dia 01 de agosto e seguem até 31 de outubro em todos os municípios do Brasil. Para conseguir encontrar os moradores em casa, as visitas podem ocorrer após às 18 horas e aos fins de semana.
Identificação da equipe do IBGE
Os recenseadores se apresentam devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e carregam um dispositivo móvel azul, semelhante a um celular, usado para registrar as informações coletadas. Os profissionais também seguem o protocolo sanitário contra a Covid-19.
Em Contenda, o posto de coleta de informações da equipe do IBGE fica na Câmara Municipal. A equipe atuando no município é composta pela Agente Censitária Supervisora, Dinair Padilha da Silva, pela Agente Censitária Municipal, Cleonice Franca Lagner, e por 10 recenseadores, sendo: Celso Takashi, Mateus Przezdiziecki, Nilson Niza, Sandra Hitner, Juliane Brito, Isabela Freitas, Bianca Freitas, Francielle Carsten, Mônica Gonçalves e Fabiane Pavani.
[rev_slider alias=”Contenda”][/rev_slider]