A comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) aprovou a implementação do modelo cívico-militar no Colégio Estadual Miguel Franco Filho (CEMFF), em Contenda. A consulta pública foi realizada nas últimas terça e quarta-feira (28 e 29) e de 575 votos totais, 407 votos foram favoráveis pela implementação do modelo, 166 votos foram contrários, 1 voto foi branco e 1 voto foi nulo. De acordo com a direção do CEMFF, portanto, o resultado da consulta foi de cerca de 70% pela aprovação – para que a implantação do modelo fosse aprovada, o quórum a ser atingido era de 50% + 1.
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) deve oficializar a implementação do modelo na instituição nos próximos dias. Reuniões entre a Diretoria do CEMFF e a SEED devem acontecer durante o mês de dezembro para alinhar os próximos passos e as mudanças para o próximo ano letivo, já que o modelo de ensino será implementado já a partir de 2024.
A princípio, o modelo cívico-militar funcionará nos períodos da manhã e da tarde. Segundo a direção do colégio, o modelo não funciona no período da noite e, segundo o Núcleo Regional de Educação, o período noturno terá fechamento gradativo.