
Consulta pública aprovou a mudança para o regime cívico-militar na Escola Leonor (foto: assessoria).
Ontem, dia 27 de julho, foi realizada uma consulta pública sobre a possibilidade da implantação do modelo de ensino cívico-militar na Escola Municipal Leonor de Moura Carvalho, em Contenda-PR.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, somados os votos válidos e os votos de participação da comunidade (leia a matéria anterior) um total de 333 pessoas participaram da consulta.
O quórum mínimo era de 50% + 1 para aprovação da mudança – o resultado, entre os votos válidos, foi de 91,72% a favor da implantação e 8,28% para a não implantação do regime. Com o aceite dos pais e responsáveis e da comunidade escolar, ficou instituído o primeiro passo para a implantação deste regime na instituição de ensino.
Agora, terá início todo um processo de regularização documental e burocrática para que a mudança de fato se suceda, o que deve acontecer para o ano letivo de 2024, com chances de ser efetivado somente em 2025.
Contexto político
Recentemente o Governo Lula (PT) decidiu encerrar, progressivamente, o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. Muitos estados, no entanto, decidiram pela manutenção das escolas neste regime e o Paraná, na verdade, decidiu não só manter como ampliar os colégios cívico-militares.
De acordo com o portal XV Curitiba, uma pesquisa recente realizada pelo Instituto IRG mostra que 79% dos paranaenses aprovam a decisão do estado, anunciada no dia 13 de julho pelo governador Ratinho Junior.