

Não demorou muito para que mais um episódio de apagão e interrupção no fornecimento de energia elétrica deixasse moradores e comerciantes de Contenda-PR e região na mão. Desta vez, o apagão ocorreu em boa parte do quadro urbano da cidade, entre 16h00 e 19h30 na da data de ontem (17) e, novamente, mais tarde, desde aproximadamente as 22h45 da noite de sábado até o início da tarde deste domingo (18) – só neste segundo apagão, foram cerca de 15 horas sem luz.
De farmácias a postos de gasolina, boa parte do comércio da cidade ficou de portas fechadas na manhã de hoje. Alguns supermercados e outros estabelecimentos funcionaram graças ao trabalho de geradores.
Não houve, até agora, um indicativo da Copel sobre qual foi a razão da interrupção no fornecimento da energia na região. Presume-se que a queda na energia tenha tido relação com as fortes chuvas. Ontem (17), granizo foi registrado em algumas regiões.
Ainda, técnicos faziam hoje (18) um trabalho de manutenção da rede na Avenida João Franco, centro da cidade, no ponto onde curto circuitos de energia elétrica ocorreram em um apagão recente – este causado por um acidente com carro e postes.
Independente da razão, sem luz, muitos moradores também sofrem com o desabastecimento de água e com a inexistência de sinal de dados móveis das operadoras, que não contam com sistemas nobreak na região (dispositivos de emergência que fornecem energia para equipamentos eletrônicos quando a rede elétrica falha).
A situação mais uma vez evidencia que o setor público do município precisa cobrar soluções. A população, por sua vez, deve fazer sua parte registrando protocolos e reclamações pelos canais existentes, pelo site ou aplicativo da Copel.













