As finais da Copa Bosch de futebol amador realizadas em Contenda neste domingo (03) tiveram um desfecho inesperado. O evento esportivo aconteceu no Estádio do Lagoa, com a disputa de terceiros lugares e finais de duas categorias (veterano e livre). No entanto, o evento ficou marcado por uma grande confusão, intervenção policial e cenas do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, sendo preso pela Rotam.
Vários vídeos gravados no local circulam desde o início da confusão, que teria começado com brigas entre torcedores nos arredores do estádio durante o jogo final. A polícia, a princípio, teria pedido pela interrupção do jogo e que a premiação fosse feita rapidamente, o que teria deixado o prefeito insatisfeito. Essas informações são preliminares.
O prefeito recebeu ordem de prisão por desacato, resistiu, e foi colocado por policiais em uma viatura da Rotam, na qual foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da Lapa. Da Delegacia, ele seguiu para uma UPA para realização de corpo de delito.
Vídeos do momento da prisão mostram que alguns jogadores e integrantes das equipes também discutiam com os policiais no campo de jogo. Alguns deles expressavam insatisfação diante da atuação da polícia, que adentrou o campo com uma viatura.
A Prefeitura Municipal se manifestou por meio de nota, classificou a ação policial como “desmedida e truculenta” e repudiou a detenção do prefeito. A nota também se solidarizou com populares, afirmando que muitos que ali estavam foram alvo de violência policial, sendo que alguns teriam sofrido ferimentos. Em resumo, a nota diz que a atuação da polícia, que deveria garantir a segurança, revelou-se desproporcional e inaceitável. Confira-a na íntegra abaixo:
É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Contenda se manifesta diante dos lamentáveis eventos ocorridos durante a premiação da Copa Bosch, no último 03/12. A ação policial desmedida e truculenta que culminou na detenção do prefeito Antônio Adamir Digner é repudiada veementemente por esta administração.
A presença policial, inicialmente destinada a garantir a ordem por fato ocorrido fora dos estádios, transformou-se em um episódio de violência injustificada, resultando na detenção indevida do prefeito, o qual, ao interceder diante da situação caótica, foi surpreendentemente subjugado e detido, o que repudiamos.
Manifestamos nossa solidariedade às demais vítimas da comunidade que, de maneira injusta, foram alvo de violência policial, muitas delas sofrendo ferimentos. A atuação da polícia, que deveria garantir a segurança, revelou-se desproporcional e inaceitável.
As providências cabíveis estão sendo tomadas para esclarecer os fatos, e o prefeito encontra-se na delegacia para realizar exame de corpo de delito. Ressaltamos que colaboraremos integralmente com as investigações para assegurar que a justiça seja feita.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população de Contenda, repudiando qualquer ato que coloque em risco a harmonia e a paz em nosso município.
Mais detalhes em breve…
Prefeitura Municipal de Contenda
A Polícia Militar informou na manhã desta segunda-feira (04) que o prefeito foi liberado após o pagamento de fiança e divulgou a seguinte nota à imprensa:
“No último domingo (03), durante um campeonato de futebol amador na cidade de Contenda, ocorreu uma briga generalizada envolvendo diversos jogadores e torcedores, necessitando da intervenção da polícia militar.
Durante a ação policial, o Sr. Antonio Adamir Digner, prefeito de Contenda, interveio na atuação dos militares estaduais que continham a rixa, o que resultou com o seu encaminhamento à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por desacato e resistência, sendo liberado após o pagamento de fiança no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)”.