Jornalista Thays Beleze realiza palestra em Contenda

Na manhã desta quinta-feira, dia 31, a Câmara Municipal de Contenda realizou o 8º Encontro do Ciclo de Palestras e Debates. A convidada desta edição foi Thays Beleze, jornalista, editora e apresentadora da rede Massa de Comunicação (SBT). As palestras realizadas na Câmara Municipal são abertas a todos os moradores da cidade. Nesta oportunidade estiveram presentes moradores e alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Dr Adhelmar Sicuro, de Catanduvas do Sul.

Durante quase uma hora, Thays, que usou como tema para a palestra “Ídolos, eles estão por perto” mostrou aos presentes, através de fotos e vídeos, histórias de pessoas comuns que fazem parte do seu trabalho como jornalista. Demonstrou que estas pessoas, por fazerem algo em prol da comunidade onde residem, fazem a diferença, trazendo benefícios através de ações, criações e iniciativas.

Thays, dentro da palestra, mostrou vários exemplos de pessoas que morando no Brasil ou no exterior, de uma maneira voluntária, fazem ações sociais para melhorar a vida de outras. Mostrou em um vídeo-reportagem a história de superação de um jovem deficiente. Cadeirante e sem movimento das mãos, ele está escrevendo seu segundo livro, usando uma peça adaptada colocada em sua cabeça, com a qual digita com a testa. Em outro vídeo, Thays, mostrou a história de outro jovem que quando criança sofreu um acidente e ficou com o rosto desfigurado. Mesmo com a deficiência, mostrou dedicação e empenho, tornando-se dançarino e professor de hip-hop.

A jornalista mostrou também exemplos de pessoas moradoras em Contenda que também fazem a diferença em suas localidades. As histórias de Paulinho Wierbisnski, morador da localidade de Passo da Cruz, Mônica Drucziak, moradora da Serrinha, Pedro Gonçalves da Silva Neto, morador no Campestre e Roseli Gaspar, moradora no centro de Contenda, foram citados na palestra. Pessoas que de maneira voluntária dedicam parte de seu tempo para favorecer aos moradores de suas regiões. Mostrou que pequenos gestos podem interferir de uma maneira positiva na relação com outras pessoas. “Não precisamos esperar por grandes transformações para termos uma vida melhor, uma cidade e um país melhor. Pequenas ações, podem fazer a toda a diferença”, disse a palestrante.

Câmara cidadã

A Câmara Municipal distribuiu a todas as pessoas presentes na palestra, um kit com impressos sobre os cuidados e combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador do vírus da dengue; impressos sobre a correta separação do lixo orgânico e do lixo reciclável e um saco para lixo reciclável, mostrando assim a preocupação com a população e o meio ambiente do nosso município. O impresso sobre orientações a respeito da dengue pode ser retirado na Secretaria Municipal de Saúde, e o impresso sobre a separação de lixo e o saco para lixo reciclável podem ser retirados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura. Esses materias são gratuitos.

A jornalista Thays Beleze, recebeu da Câmara Municipal moção de louvor, por sua participação voluntária nesta palestra.

Fonte: Comunicação / Câmara Municipal

Fotos: Câmara / divulgação