Visitas: 4857

Prefeito eleito dificilmente tem o voto da maioria em Contenda

 

Neste período pós eleição municipal alguns moradores, insatisfeitos com o resultado, apontaram algo que, de fato, merece uma reflexão. O que foi apontado por alguns é que, enquanto Mostarda foi eleito com 3.635 votos, juntos, os outros três candidatos a prefeito totalizaram 7.221 votos. Neste cenário, alguns eleitores chegaram a apontar que Mostarda teve 7.221 “votos contrários”. O eleitor insatisfeito tem suas justificativas, enquanto os candidatos eleitos trabalham para toda a população e, portanto, devem sim levar a votação geral em consideração. Algo que também deve se entender, porém, é que dificilmente um prefeito eleito tem o voto da maioria em Contenda, afinal, na inexistência de segundo turno em cidades com menos de 200 mil eleitores, são muito alternadas – senão raras – as ocasiões em que o candidato é de fato eleito por 50% + 1, em nosso município.

 

Vejamos:

 

– Em sua primeira eleição, em 2020, Mostarda teve 5.907 votos contra 3.859 votos somados dos outros três candidatos a prefeito. Mesmo com a expressiva votação, se somarmos o número de votos brancos (277), nulos (352) e as abstenções (1.967), na ocasião de sua primeira eleição, Mostarda não teve o voto da maioria da população! Imaginem em 2024…

 

– Na disputa entre Carlão Stabach e Mostarda nas eleições de 2016, Stabach foi reeleito prefeito com 5.136 votos (51,97% dos votos válidos). Mostarda teve na ocasião 4.747 votos (48,03%). Naquela oportunidade, Carlão também não teve o voto da maioria da população, se forem considerados, novamente, os 360 votos em branco e os 622 votos nulos, sem contar as abstenções, que foram 887! Note-se que na eleição de 2016, aliás, também já ouve uma diferença de apenas 389 votos entre os dois.

 

 

Avaliar estes números com clareza evidencia que, independente do equilíbrio ou não de uma disputa eleitoral, dificilmente um prefeito será eleito, de fato, pela maioria da população contendense.

 

Sobre o equilíbrio na disputa nas eleições deste ano, aliás, em entrevista à Rádio Plug, Mostarda destacou que enfrentou adversários muito fortes, reiterando a força política de Carlão, ex-prefeito por dois mandatos e que tinha o atual presidente da Câmara como vice, além de seu atual vice, Carpejani, que somou forças com Eder Klemba, também atual vereador. Despontando como opção fora do quadro tradicional, Patrick Padilha também teve votação expressiva. O prefeito reeleito afirmou na entrevista que a eleição de 2024 foi, naturalmente, muito mais disputada que a de 2020, por exemplo.

 

Talvez, até mesmo mais importante que comparar a votação dos quatro candidatos, seja trazer atenção ao grande número de abstenções: 2.230 eleitores não foram convencidos por nenhuma das quatro opções que tiveram em Contenda e simplesmente não votaram em 2024. Ainda, outros 225 votaram nulo e 227 em branco.

 

De toda forma, Mostarda, Ary, o time de Secretários Municipais e suas equipes terão no decorrer da próxima gestão a oportunidade de provar se Contenda está mesmo no rumo certo… e todo munícipe, contendense de verdade, deveria estar torcendo por isso desde o último dia 07!

 

Confira como foi o resultado para prefeito por locais de votação em Contenda.

(Visited 1.310 times, 1 visits today)

Sobre Alexsandro

Idealizador e Jornalista responsável pelo Jornal MARCA.
MTB 9936/PR.

Idealizador e Jornalista responsável pelo Jornal MARCA.
MTB 9936/PR.

Recentes