TETO organiza mutirão de visitas neste final de semana

Neste sábado e domingo, dias 18 e 19 de novembro, o TETO estará realizando um mutirão de visitas (MV) no municípios de Araucária e Almirante Tamandaré, ambos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A partir da iniciativa, a organização social busca conhecer as comunidades nas quais ainda não possui atuação frequente.

Os MVs fazem parte, a longo prazo, de uma proposta da instituição de conhecer todas as comunidades carentes do Paraná. Para atingir esse objetivo, o TETO pretende, inicialmente, conhecer os arredores da grande Curitiba. Durante as visitas, os voluntários irão apurar informações relevantes para atuações futuras.

Nesse primeiro contato, cerca de 45 voluntários irão conhecer as comunidades, aplicando algumas enquetes aos moradores chamadas de Perfil de Comunidade. A partir dos resultados, o TETO irá levantar os principais problemas, atendendo as principais necessidades dos moradores.

O TETO

O TETO é uma organização internacional presente em 19 países da América Latina e Caribe. Atua há 10 anos no Brasil pelo direito das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis. Engaja os moradores e as moradoras das comunidades mais precárias e invisíveis e mobiliza jovens voluntários para trabalharem juntos na construção de uma sociedade integrada.

Atuando há mais de dois anos no Paraná, a organização já trabalhou em 12 comunidades na região da grande Curitiba, Castro e Paranaguá, sendo seis com acompanhamento semanal em campo. Ao longo da trajetória no Estado, o TETO já mobilizou mais de 3000 voluntários para a construção de, aproximadamente, 170 moradias de emergência, aplicação de mais de 1300 enquetes de caracterização socioeconômica, visita a cera de 200 comunidades e realização de 17 projetos comunitários.