A precariedade na prestação dos serviços de telefonia em Contenda tem afetado boa parcela dos moradores do município tanto da área urbana quanto da área rural. Além de atrapalhar o dia-a-dia de moradores em geral, que pagam por um serviço que não corresponde ou simplesmente não funciona, a falta de sinal prejudica diretamente os comerciantes da cidade e a prestação dos serviços públicos.
Em uma simples enquete feita pelo status na página do Jornal MARCA no Facebook nesta semana, 121 pessoas responderam que ‘sim’, estão tendo problemas com serviços de telefonia prestados em Contenda, enquanto apenas 3 responderam que ‘não’ estão tendo problemas – cerca de 1.100 pessoas visualizaram a enquete, que dá uma amostra válida do quanto o problema têm afetado uma grande parcela de moradores da cidade.
OPERADORAS: a maioria das pessoas que respondeu a enquete indicou a TIM como a operadora que mais apresenta problemas; as operadoras Oi e Claro também foram citadas por um menor número de pessoas, enquanto a VIVO apareceu ‘em último lugar’.
REGIÕES: além do centro, foram citados bairros como Loteamento São João e Loteamento dos Cordeiros, Comunidade do Trevo, Pedro Machado, Mato Branco, Jardim Esplanada, Santo Antônio, Lagoa das Almas, Serrinha e Catanduvas do Sul como algumas regiões onde há oscilação ou ausência completa de sinal.
O que fazer, afinal?
A primeira recomendação, já protocolar, é entrar contato com a operadora e tentar resolver o problema diretamente com a central de atendimento. A seguir, os links das centrais de atendimento das quatro principais operadoras:
Claro: https://bit.ly/3uTkUG2
VIVO: https://bit.ly/3WpQbMA
Mudar de operadora ainda parece ser a melhor opção. Com o serviço de portabilidade é possível manter o mesmo número e, à princípio, vários usuários de Contenda têm feito a portabilidade para a VIVO, que oferece o serviço diretamente pelo seu site (neste link https://bit.ly/3Pvca2l), sem a necessidade de se descolar até uma loja.
Registar reclamação na Anatel
Outra sugestão importante é registrar uma reclamação na Anatel, órgão que fiscaliza os serviços de telecomunicações no país, pelo site: https://bit.ly/3V9zkMF. É necessário realizar um cadastro, mas também é possível realizar o login no sistema com o cadastro do portal de serviços do Governo Federal (gov.br), que a maioria das pessoas já possui.
Furtos de fiação
Furtos de cabo e fiação têm sido apontados como uma das causas para a falta de sinal das operadoras e de outras empresas provedoras de internet na região, por exemplo. A Sanepar, aliás, também já alegou o mesmo fator ao responder reivindicações populares com relação à falta d’água.
Esse tipo de furto cresceu devido ao aumento no preço do cobre e, quando flagrado, deve ser denunciado às autoridades policiais pelo 190.
[rev_slider alias=”Contenda”][/rev_slider]