Alexsandro Wojcik
A Vereadora Simone Bojano (foto) renunciou ao posto de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Contenda na última Segunda-Feira, dia 11 de Junho. Segundo ela, a renúncia ocorreu por conta da contratação de uma Assessora Parlamentar para ficar à serviço da Mesa Diretiva. A Mesa Diretiva é composta pelo Presidente da Câmara, João Fernandes Ribeiro, pelo Vice-Presidente (até então Vereadora Simone) e pelos 1.º e 2.º Secretários, que são, respectivamente, os Vereadores João Gilmar Fiatkoski e Fabio Cavalim, o Fabinho. A nomeação da Assessora, no entanto, partiu exclusivamente do Presidente da Casa e, segundo a Vereadora Simone, tal nomeação ocorreu sem que ela, como membro da Mesa Diretiva, fosse consultada. Não concordando com a situação, ela pediu a renúncia, cujo ofício deixava explícita a razão de sua decisão.
Joice de Souza Cerqueira Silva foi nomeada para a função de Assessora Parlamentar no último dia 24 de Maio, através da Portaria n.º 016/2018. O salário é de R$ 2.383,75 (bruto) com carga horária de 40 horas semanais. A função é dar assessoramento a todos os membros da Mesa em suas atividades político parlamentares.
Demais componentes da mesa diretiva, os Vereadores Fabinho e João Gilmar afirmaram terem sido notificados da contratação. Porém, o Vereador João Gilmar, por exemplo, disse que tal nomeação não foi de sua solicitação e que na verdade é contra a contratação de novos CCs, tendo sido apenas informado que a referida contratação ocorreria. O Vereador Fabinho também afirmou que tal contratação não foi de sua solicitação.
“Achei muito desnecessária essa contratação e como ela é feita em nome de toda a Mesa Diretiva pedi a renúncia. Desde quando eu preciso de uma Assessora para anotar minha agenda?”, questionou a Vereadora Simone, citando ainda estar ciente do Projeto de Lei de iniciativa Popular que pretende baixar os Salários dos Vereadores de Contenda (clique para ler a matéria sobre a iniciativa).
Agora, o Regimento Interno da Câmara prevê que na próxima Sessão Ordinária um novo Vereador será eleito para ocupar o cargo de Vice-Presidente até o final do ano. A próxima Sessão acontece na Segunda-Feira, dia 18 de junho.
VEREADORES TROCARAM FARPAS; ASSISTA
No vídeo da Sessão da última Segunda-Feira (11) (clique para assistir no YouTube), o Ofício da renúncia da Vice-Presidente é lido a partir dos 7min30seg. A Vereadora se pronuncia sobre sua renúncia a partir dos 33min55seg. Já o Presidente da Câmara faz comentários sobre o assunto no final do vídeo, a partir de 1h22min40seg. Os dois Vereadores trocaram algumas ‘farpas’ no final da sessão (trecho final do vídeo).
[rev_slider Contenda] |