Carpejani sugere subsídio para transporte de universitários de Contenda

RGBAlexsandro Wojcik / Jornal MARCA

Foto: Câmara Municipal / divulgação

Cursar o Ensino Superior exige determinação e esforço por parte dos estudantes. Muitas vezes, porém, só esforço e determinação não são suficientes: os altos custos com a mensalidade de uma faculdade e o transporte necessário para alunos de cidades como Contenda muitas vezes até mesmo impedem a inserção do jovem na Universidade.

Em Sessão realizada na Câmara Municipal recentemente, o Vereador Gilmar Carpejani formalizou, através de Indicação, um pedido para que a Prefeitura de Contenda estude a possibilidade da concessão de um subsídio (auxílio financeiro) aos estudantes universitários de baixa renda residentes no município. A Indicação visa a criação de um programa que venha a atender os estudantes de baixa renda e esclarece que o mesmo, se criado, deve ser bem criterioso, para concessão do benefício somente aos que realmente necessitam.

Buscando incentivar os alunos a cursarem o ensino superior, o Município de Quitandinha, por exemplo, criou um programa que proporciona transporte gratuito aos estudantes universitários de baixa renda. O programa “Transporte Universitário Gratuito” irá atender pelo menos 80 estudantes em seu início, cedendo condução sem custos para as faculdades de Curitiba e de Mafra. Ao todo, três veículos serão disponibilizados pela Prefeitura local, sendo dois para a cidade de Mafra e outro para a capital.

O Vereador Gilmar Carpejani afirmou que conversou com Maria Julia Wojcik, Prefeita de Quitandinha, que sancionou o subsídio para transporte dos universitários da cidade recentemente. “Sabemos que é uma iniciativa que criaria despesa, mas, a exemplo de Quitandinha, onde já tem o transporte, acho que tem condições sim. Falta boa vontade. O mínimo que o município poderia fazer pelos jovens universitários era o transporte.”, comentou.

A Indicação segue para análise da Prefeitura.

Universitários-e-autoridades-municipais-participaram-do-lançamento-do-programa

Universitários de Quitandinha e Prefeita do Município. Foto: Prefeitura Municipal de Quitandinha / divulgação.