Fonte: assessoria
Fernanda Stabach Gremski, natural de Contenda, apresentou no início deste mês durante o 4º Congresso Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná, um artigo elaborado sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no atendimento odontológico de gestantes e bebês pelo SUS do município. O estudo levou em conta um comparativo entre os anos de 2019, 2020 e 2021.
De acordo com a contendense, que é acadêmica do 6º período de Odontologia da UFPR, devido a pandemia de Covid-19, iniciada em março de 2020, os serviços odontológicos no setor público de saúde sofreram limitações e reformulações. A imposição de medidas rigorosas de biossegurança e distanciamento social ocasionaram a priorização de atendimentos de urgência e emergência.
Mesmo sabendo da importância do pré-natal odontológico, a pesquisa buscou estimar um quantitativamente sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na quantidade de atendimentos odontológicos de bebês e gestantes realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) de Contenda.
Os dados apresentados por Fernanda durante o 4º Congresso Saúde Coletiva da UFPR apontam que em 2019 foram realizados 5.030 atendimentos, dos quais 367 foram de gestantes atendidas (7% do total). Em 2020 foram 2.215 atendimentos (diminuição de 62%), sendo 96 de gestantes (4% do total). Já em 2021, foram totalizados 3.111 atendimentos, sendo 379 gestantes (12% do total.
Segundo o estudo, o mês de abril foi o mais afetado, com uma diminuição de 80,31% no total de atendimentos. O número de bebês (abaixo de 2 anos completos) atendidos em 2019, 2020 e 2021 foram 57, 19 e 25, respectivamente.
De acordo com Fernanda, em 2021 houve um aumento no número de atendimento às gestantes, comparado com os dois anos anteriores, devido ao incentivo do Programa Previne Brasil, ação importante que induzia o aumento da cobertura de atendimento à gestante, somado ainda às novas estratégias online. “Portanto, verifica-se a importância das ações estratégicas dos profissionais para uma intensificação do atendimento odontológico pré-natal e a criação de vínculo para atendimento futuro aos bebês”, escreveu ela.
O número de atendimentos odontológicos apresentados por Fernanda em Contenda, em 2020, apresentou uma diminuição expressiva quando comparado a 2019. Em 2021, segundo ela, houve um leve aumento no número de atendimentos quando comparado ao ano anterior. “O número maior de gestantes atendidas em 2021, deve-se à busca ativa realizada pelos dentistas do município para realização do pré-natal odontológico, com atendimentos presenciais e via smartphone”, concluiu ela.
O Congresso de Saúde Coletiva da UFPR tem por objetivo fomentar o debate, a pesquisa e a ação da Saúde Coletiva, enquanto campo de prática e análise crítica da realidade, contribuindo para a manutenção e fortalecimento do SUS e da produção científica em saúde. Participam do evento profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS e demais interessados, onde apresentam trabalhos que contribuem com a reflexão.