Alexsandro Wojcik
Araucária dominou o noticiário regional ontem (05), quando foram deflagradas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) e pelo Gaeco operações que tem como alvos Vereadores, Ex-Vereadores, funcionários públicos e dois Ex-prefeitos do município vizinho. Foram expedidos 23 mandados de prisão, além de mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva.
O Ex-Prefeito Olizandro José Ferreira teve o mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça mas até o momento não foi localizado. A defesa do Ex-Prefeito alega que o mesmo está viajando. Também foi decretada a prisão do Ex-Prefeito Rui Sérgio de Souza, que era vice de Olizandro e assumiu depois que ele se afastou do cargo. Rui Souza, porém, já está preso por ter sido condenado a 50 anos de prisão por crimes contra a administração pública.
A operação investiga sobretudo o pagamento de propina a Vereadores por parte de Olizandro em troca de apoio político e também a compra de terrenos superfaturados pela Prefeitura Municipal, entre outros esquemas de corrupção.
Dos 23 mandados de prisão 10 foram contra vereadores da última legislatura. Segundo o Jornal O Popular do Paraná, são eles: Adriana Cocci, Alex Nogueira, Esmael Padilha, Francisco Cabrini, Josué Kersten, Paulo Horácio, Pedro Ferreira de Lima, Pedro Nogueira, Vanderlei de Oliveira e Wilson Roberto David Mota (Betão).
Pelo menos 15 pessoas já foram presas e entre os presos está inclusive o ex-secretário do governador Beto Richa (PSDB), Edson Casagrande.
Os mandados foram expedidos pelo juiz Sergio Bernardinetti, da Vara Criminal de Araucária.
[rev_slider Região] |