Muitas reclamações têm sido feitas por populares sobre a Saúde Pública em Contenda recentemente. Em sua maioria, as reclamações são sobre a demora no atendimento médico no Hospital Municipal e a falta de pediatra, obstetra e ginecologista. A suposta falta de medicamentos básicos na farmácia municipal é outra reivindicação constante.
Após contato com o Secretário de Saúde do Município, Paulo Sérgio da Silva, que assumiu o cargo em Outubro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde enviou a seguinte nota em relação às reclamações citadas acima:
A Secretaria Municipal de Saúde de Contenda/PR por meio deste pretende esclarecer alguns questionamentos da população Contendense. Informa que o tempo médio de espera para atendimento no hospital é de 80 minutos dados retirados do sistema IDS que é o prontuário eletrônico que o município utiliza. Ressalta que o tempo de espera praticado no munícipio é uns dos melhores da região, porém como o serviço do hospital municipal é dinâmico esses valores podem ser alterados de acordo com os dias da semana e números de emergências atendidas. Sendo que contamos com dois clínicos geral para atendimento da demanda.
Com relação a ausência de profissionais pediatra, obstetra e ginecologista podemos afirmar que a informação é infundada, pois possuímos esses profissionais atendendo semanalmente nas unidades de saúde do município. Sendo que a PNAB (Programa Nacional De Atenção Básica) não obriga a contratação de especialistas para a Atenção Básica e que o atendimento dessa demanda pode ser suprido pelo profissional médico e enfermeiro da Equipe de Estratégia Saúde da Família (EsF). Segue o nome dos profissionais com sua especialidade:
Leila Wessler Faust – Ginecologista
Rafaela Lucchesi Montenegro Silva – Obstetra
Evelin Rosio Estevez Jimenez – Pediatra
Ressaltamos que a demanda de usuários no município de Contenda aumentou significativamente. A Secretaria de Saúde está trabalhando exaustivamente para contratação de mais profissionais médicos clinico geral para melhorar a oferta de atendimentos nas unidades de saúde. Recentemente foi realizado um credenciamento que objetiva a contratação de mais especialidades para o município e que está em fase se finalização.
Referente a falta de medicamentos para distribuições gratuitas informamos que essa não sofreu alteração. O município possui uma relação de medicamentos disponíveis para essa finalidade e que é atualizada anualmente. Existe uma dificuldade na logística da entrega dos medicamentos solicitados para ao consórcio metropolitano e secretaria do estado. Mas estamos trabalhando para dirimir esse problema pontual. Também informamos que muitos desses medicamentos são dispensados pelas farmácias populares que recebem incentivo do governo federal para fazerem essa distribuição.
No site da Prefeitura Municipal há um anúncio com telefone da Ouvidoria do SUS Municipal, por meio do qual reclamações e sugestões sobre o atendimento médico no município devem ser realizadas em caráter oficial. O telefone é o (41) 3625-2431.
[rev_slider alias=”Contenda”][/rev_slider]