Integrantes da Central Sicredi PR/SP/RJ conhecem projetos do Programa A União Faz a Vida de Contenda

Sicredi

 

Nesta semana, a Cooperativa Sicredi Integração PR/SC recebeu na agência de Contenda uma delegação da Central Sicredi PR/SP/RJ, onde estiveram presentes Sra. Reni Dasembrock, membra da Rede Global de Mulheres Líderes; Kátia Oeschler, coordenadora estadual do Programa A União faz a Vida;  Adriana Salla, secretária da Central PR/SP/RJ em conjunto com a coordenadora local do programa em Contenda, Célia Regina Cotovicz; a professora Maria Klemba, da Escola Municipal Rui Barbosa e a gerente do Sicredi de Contenda Maria Otilia Carneiro Bronislawski.

Durante a visita, o grupo de mulheres conheceu um dos projetos realizados no ano de 2015 nomeado “O valor da minha identidade”, que buscou oferecer aos participantes e à comunidade o resgate da identidade civil e moral por meio do despertar do sentimento de pertencimento. Os alunos integrantes do terceiro ano da Escola Municipal Rui Barbosa solicitaram, por meio de diversas ações realizadas no projeto, a fazer a carteira de identidade, pois muitos não possuíam o documento, mesmo estando em idade para tal.  Ao vivenciarem práticas como essa, os estudantes sentem-se parte da sociedade civil organizada e percebem melhor seu papel na construção de um mundo melhor.

O projeto “O valor da minha identidade” tem sido referência também por ir além da escola. Em uma ação social à comunidade, a iniciativa também viabilizou aos moradores da região a retirada da carteira de identidade. Isso ocorreu nas dependências da escola, com a ida de fotógrafo, que fotografou os moradores para que pudessem ir ao órgão competente e dar entrada no processo de obtenção do documento. Dessa forma, o projeto atingiu seu objetivo ao atender a tríade escola-família-comunidade.

Este foi um dos projetos que mais possibilitou esta vivência de escola, família e comunidade, possibilitando ser escolhido para projeto a ser divulgado no World Council of Credit Unions (WOCCU), por meio da Rede Global de Mulheres Líderes.

Sobre o Sicredi – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3.1 milhões de associados e 1.400 pontos de atendimentos, em 11 estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. (Assessoria Sicredi Integração PR/SC)