Contenda possui 10.301 veículos, segundo dados do Detran

Encontrar um local para estacionar ao longo da Avenida João Franco, no centro de Contenda, já não é mais uma tarefa tão simples, principalmente em horário comercial. Foto: Loan Ivankio / Jornal MARCA

Alexsandro Wojcik

Estatísticas de frotas de veículos separadas por tipo e município disponibilizadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná, o Detran-PR, dão conta que Contenda possui 10.301 veículos registrados atualmente. Este é o número total de veículos registrados no município segundo o último levantamento disponibilizado pelo Detran-PR, de Dezembro de 2017.

Deste total, são 6.106 automóveis, 1.470 motocicletas ou motonetas, 1.430 caminhonetes, camionetas ou utilitários, 827 caminhões, 78 caminhões-trator (cavalinhos), sem falar nos reboques e semirreboques, além de 49 ônibus e 28 micro-ônibus, sem falar ainda das máquinas agrícolas diversas, entre outros tipos de veículos existentes.

Uma boa forma de constatar o crescimento no número de veículos na cidade é comparar os dados atuais com os dados de uma década atrás, período no qual o número de veículos registrados em Contenda mais que dobrou: em Dezembro de 2007, também segundo dados do Detran-PR, o município possuía 4.895 veículos no total, para uma população então estimada em 14.800 habitantes (segundo dados do IBGE). Em 2007 a média era, portanto, de aproximadamente um veículo para cada três pessoas. Hoje, com uma população estimada em 17.961 habitantes (segundo dados do último censo do IBGE) seriam, na média, menos de duas pessoas para cada veículo existente.

Ao todo, também segundo dados de Dezembro do ano passado, o Detran registra mais de sete milhões de veículos em todos os 399 municípios do Paraná. A cidade paranaense com mais veículos é Curitiba, com mais de 1,4 milhão de veículos registrados.