A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia, informou ontem, através do Facebook da Prefeitura, que oito primatas não humanos (macacos) que foram submetidos à análise do Laboratório Central do Estado testaram positivo para Febre Amarela, comprovando assim a circulação do vírus no município.
Dezenas de bugios foram encontrados mortos nos últimos meses em propriedades rurais de Contenda. O mesmo foi registrado nos municípios vizinhos e da região. A Vigilância Sanitária orienta a população a comunicar o Departamento de Saúde sempre que houver um caso de epizootia (macaco ou bugio encontrado morto) para que sejam tomadas as providências. O contato deve ser feito pelos fones (41) 3625-1451 ou (41) 3625-1013. O Departamento fica na Rua Desembargador Lauro Lopes, 385.
É importante lembrar que os macacos não são transmissores da doença e sim vítimas. A Febre Amarela é transmitida pela picada do mosquito infectado, e os macacos, por viverem em regiões de mata, costumam ser os primeiros infectados, assumindo um papel importante de sentinelas, já que acabam indicando a possibilidade da presença do vírus na região onde vivem.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de tomar a vacina contra a Febre Amarela, que é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e, considerando o momento de distanciamento/isolamento social, a orientação da Secretaria é para que a procura seja feita de acordo com a possibilidade e rotina dos munícipes.
[rev_slider alias=”Contenda”][/rev_slider]