Prefeitura realiza campanha de vacinação contra Sarampo e Febre Amarela neste Sábado (15)

 

Segundo informado pela Vigilância Sanitária, já foram notificados em Contenda 20 casos de epizootias em macacos. Epizootia é o termo usado para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo. Destes 20 casos ou animais encontrados mortos, 5 teriam sido encaminhados para análise. O laudo dessas análises, para saber se os animais de fato morreram pelo vírus da febre amarela, ainda é aguardado, mas o alto número de animais encontrados mortos indica alta probabilidade. Nos municípios vizinhos de Lapa e Araucária, casos de macacos mortos pelo vírus já foram confirmados.

A Vigilância orienta a população a comunicar o Departamento de Saúde sempre que houver um caso de epizootia (macaco ou bugio morto) para que sejam tomadas as providências que forem necessárias conforme protocolo do Ministério da Saúde. O contato deve ser feito pelos fones (41) 3625-1451 ou (41) 3625-1013. O Departamento fica na Rua Desembargador Lauro Lopes, 385.

Os macacos não são transmissores da doença e sim vítimas. A Febre Amarela é transmitida pela picada do mosquito infectado, e os macacos, por viverem em regiões de mata, costumam ser os primeiros infectados, assumindo um papel importante de sentinelas, já que acabam indicando a possibilidade da presença do vírus na região.

Com tantos casos de animais encontrados mortos também em Contenda, a Secretaria de Saúde está alertando sobre a relevância de tomar a vacina contra a Febre Amarela, que é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. Quem ainda não tomou a vacina é orientado a procurá-la na unidade de saúde mais próxima, das 8 às 17 horas.

No próximo Sábado (15/02), haverá uma campanha de vacinação durante todo o dia. Além da vacinação contra a Febre Amarela, também será reforçada a campanha de vacinação contra o Sarampo, já que o dia 15 de Fevereiro é o Dia D Nacional de mobilização contra o Sarampo.